Bastidores #5 – Forma de pagamento (parte 1)

No post de hoje, vou compartilhar com vocês algumas situações que foram perrengues para estruturar o meu negócio. Vou dar exemplos reais do que passei.

Desde que eu comecei a Miaversa, eu já passei por algumas situações bem pontuais que me abalaram muito mas que, se eu tivesse agido de outra forma ou corrigido antes, eu não teria sofrido estas situações. Enfim, serviram de aprendizados não é mesmo?

O meu negócio é voltado para joias personalizadas sob encomenda, OU SEJA, é um trabalho diferenciado onde as possibilidades são infinitas de criação e faixas de preço. É aqui que está a diferença ENORME entre uma empresa grande e marcas autorais como a Miaversa.

Como já mencionei antes, eu trabalhei por muitos anos em empresas de varejo e a estrutura é completamente diferente.

Veja o seguinte exemplo: uma marca já conhecida no mercado tem toda uma estrutura financeira que possibilita a produção dos produtos ANTES de vender. Já uma empreendedora, que está começando, não tem a mesma estrutura física e financeira que a marca presente há anos no mercado.

Uma empresa que tem muitos clientes consegue comprar matéria-prima em maior quantidade, com preços mais baixos e consequentemente um prazo mais flexível para pagar os seus fornecedores. Quem está começando, não tem estas condições então é necessário fazer uma forma de pagamento diferenciada para o cliente.

Para vender e pegar mais encomendas, eu cometi um ERRO gravíssimo que foi: deixei que o cliente pagasse apenas no dia da entrega. Aí você se pergunta: tá, o que tem demais nisso?

Pense nesta linha do tempo: Você faz o orçamento do modelo personalizado. A cliente aceita o valor e esta condição de pagar somente no dia da entrega. Você corre atrás de insumos e investe tempo.

Aí podem acontecer dois finais (que aconteceram comigo):

a) Por algum motivo ou imprevisto, a cliente desiste da compra;

b) Ela não consegue te pagar integralmente o valor que você desembolsou;

Entendem qual a importância de você fazer uma forma de pagamento diferenciado quando está no começo do seu negócio? ESTE é um ponto muito importante para você prestar atenção na hora de iniciar produtos sob encomenda! Principalmente se você trabalhar com nichos com valor mais alto. É uma segurança que você terá, de não sair no prejuízo caso o cliente desista, e também o valor não fica alto para a pessoa pagar na hora.

Espero que você tenha gostado deste post! Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários, deixe aqui embaixo.

Beijos de Luz, Dani.

Publicado por Miaversa Joias

O Blog da Mia traz muita informação, curiosidade e dicas sobre joalheria artesanal e também empreendedorismo feminino. Este blog pertence a marca de joias artesanais Miaversa. Visite nosso site!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: