O curso de joalheria básico do SENAI vale a pena?

No post de hoje vou compartilhar com você a minha experiência sobre o curso de joalheria básico do SENAI aqui em São Paulo. Portanto, leia este post até o final porque vou falar verdades e dicas caso você queira fazer este curso.

Vamos lá, eu citei no primeiro post, que este curso do SENAI é concorrido por vários motivos… E eu não estou exagerando! Antes de fazer o curso em 2017, eu tentei por duas vezes me inscrever na turma da noite em dias da semana MAS sempre esgotava incrivelmente rápido as vagas (afinal são apenas 15 vagas).

Afinal, porque é tão concorrido este curso do SENAI? É bom? Você aprende muita coisa? Fica aí que eu vou responder tudo isso!

A primeira dica que eu dou é: SEMPRE entre no site do Senai para ver a previsão de turma e veja se tem a opção de receber aviso sobre abertura de turmas. Isso é primordial para garantir a sua vaga!

Segunda dica: pesquise antes de se inscrever no curso. Veja relatos, depoimentos de ex-alunos para ver se o curso oferece o que você está procurando e também é importante ler feedbacks de outras pessoas.

Terceira dica: compare os preços e carga horária deste curso com o resto do mercado. Acho importante você ver o preço por aula para entender a diferença de valor entre o SENAI e outras escolas. PESQUISE!

Quarta dica: planeje-se! Não é apenas em questão de pagar o curso mas principalmente gastos com material. O material é a parte. Os itens básicos são: avental, óculos de proteção (incolor e verde, que é utilizado na fundição), metal (prata) e pedra para um exercício. Altamente recomendo você também comprar caixa pequena para guardar o material e um potinho para guardar o pó de prata de cada aula. Quanto às ferramentas, não é necessário já que o SENAI disponibiliza um estojo para cada aula para utilizar durante as aulas.

Quinta dica: não apegue-se aos detalhes, de anotar passo a passo. Eu sei que, quando é algo novo, nós queremos anotar tudo para não esquecer cada passo ou dica e eu falo por experiência própria: DESAPEGA! Isso te atrasa MUITO no desenvolvimento do curso e, consequentemente, você não conseguirá fazer todos os exercícios (o que aconteceu comigo).

Sexta dica: converse com TODAS as pessoas da sua classe principalmente com a/o professor@. Eu aproveitei muito o curso para conversar com a minha professora na época e foi muito enriquecedor! É muito importante você conversar com pessoas do ramo para saber mais, pegar dicas preciosas para te ajudar neste novo caminho.

Bom, dito tudo isso… Vou falar sobre a minha opinião do curso!

Eu AMEI o curso mas, vou ser realista: se você não sabe de NADA sobre joalheria, eu recomendo que você não faça de primeira este curso. Motivos?

Para quem nunca fez curso no SENAI, de qualquer área, é muito voltado para a indústria. Ou seja, o ritmo é acelerado e, mesmo tendo apenas 15 alunos, o número de equipamentos (como laminadora por exemplo) era insuficiente para atender todo mundo. Isso atrasava o andamento da aula e, se você não sabe de nada e é apegada em detalhes, você vai atrasar nos exercícios.

Além disso, se você não tiver algumas coisas básicas em casa para adiantar os exercícios e pegar o jeito das ferramentas, você vai ocupar um tempo considerável da aula. #ficaadica

Falo isso porque, dos exercícios descritivos na programação, apenas 4 pessoas conseguiram fazer (daquele jeito) todos os exercícios. Então, antes de você fazer este, recomendo fazer um básico em outro atelier para você ter uma noção das ferramentas e técnicas básicas como recozer, laminar, serrar e limar.

Quanto ao investimento financeiro, devo dizer que é MUITO bom! Na época, fazendo aula de segunda a sexta, 3 horas de duração cada, por três meses… Valeu muito a pena e saiu mais barato do que fazer aula 1x por semana em outras escolas! Tanto é que alunas, que já tinham feito outros cursos mais avançados, continuavam no básico justamente por causa disso.

Enfim pessoal, espero que vocês tenham gostado deste post! Reflitam bastante e, mesmo que você se arrisque sem saber muito de joalheria como eu neste curso, tenho certeza que será um aprendizado enorme!

Beijos de Luz, Dani.

Publicado por Miaversa Joias

O Blog da Mia traz muita informação, curiosidade e dicas sobre joalheria artesanal e também empreendedorismo feminino. Este blog pertence a marca de joias artesanais Miaversa. Visite nosso site!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: